Previsão do Oscar

Como eu vou viajar hoje, não vou conseguir acompanhar a lista de indicados ao Oscar aqui no blog, então vou deixar adiantado a minha lista de previsões, certo? Em algumas categorias farei alguns comentários em outras não, mas vou tentar explicar as minhas apostas o máximo possível. Os filmes estão listados na ordem de quem tem mais chance, para quem tem menos.

Melhor Filme
1 – Onde os Fracos Não Têm Vez
2 – Sangue Negro
3 – Na Natureza Selvagem
4 – Conduta de Risco
5 – Desejo e Reparação
Alt: Juno

Acredito que Onde os Fracos Não Têm Vez e Sangue Negro sejam os maiores potenciais para vencer, e Na Natureza Selvagem é aquele que pode surpreender por preencher todos os requisitos da Academia (drama emocionante, filme de atores, diretor é um ator famoso, etc). Conduta de Risco começou a ganhar mais fôlego e as indicações para PGA e DGA só o ajudaram. Acho que Desejo e Reparação possa acabar fazendo parte entre os indicados. Apesar de ter ganhado um único prêmio até agora, o Globo de Ouro, não creio que o Oscar vai passar por cima de um filme que é a cara da premiação. Atenção também para Juno que pode surpreender.

Melhor Diretor
1 – Irmãos Coen (Onde os Fracos Não Têm Vez)
2 – Paul Thomas Anderson (Sangue Negro)
3 – Sean Penn (Na Natureza Selvagem)
4 – Julian Schnabel (O Escafandro e a Borboleta)
5 – Tim Burton (Sweeney Todd)
Alt: Sidney Lumet (Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto)

Os Coen, PTA e Penn já são garantidos aqui. Schnabel pode também fazer a lista já que o filme está crescendo a sua popularidade (e é mais fácil para um filme estrangeiro ser agraciado aqui, do que na categoria principal). A incógnita fica com a última vaga que acredito que fique entre Tim Burton, Sidney Lumet e Tony Gilroy. Acho que Burton fica com essa porque ele já foi esnobado muitas vezes antes, injustamente diga-se de passagem.

Melhor Ator
1 – Daniel Day Lewis (Sangue Negro)
2 – George Clooney (Conduta de Risco)
3 – Johnny Depp (Sweeney Todd)
4 – Emile Hirsch (Na Natureza Selvagem)
5 – Viggo Mortensen (Senhores do Crime)
Alt: Ryan Gosling (Lars and the Real Girl)

Day Lewis é o grande favorito. Clooney e Depp são os que tem mais chances de derrubá-lo. Hirsch deve se garantir devido ao sucesso que o filme terá com a Academia e Mortensen pode ser finalmente reconhecido depois da terrível esnobada ano retrasado. Atenção para Gosling que pode surpreender.

Melhor Atriz
1 – Julie Christie (Longe Dela)
2 – Ellen Page (Juno)
3 – Marion Cotillard (Piaf – Um Hino ao Amor)
4 – Angelina Jolie (O Preço da Coragem)
5 – Amy Adams (Encantada)
Alt: Laura Linney (The Savages)

Julie é a grande favorita após levar a maioria dos prêmios dos críticos. Ellen e Marion também podem se considerar indicadas. Angelina também pode fazer a lista, mesmo estando apenas boa num filme fraco (mas ser uma celebridade sempre ajudou nas indicações). A última vaga é a que me confude já que há 4 candidatas de peso em concorrência: Blanchett, Keira, Linney e Amy. Blanchett tem as indicações ao GG, SAG e BFCA, mas será indicada em coadjuvante, então não acho que os acadêmicos votem nela aqui também. Keira está num filme tão muito lembrado nas premiações e seu papel (dizem) é muito curto para garantir uma indicação nessa categoria). Dizem que Linney está perfeita em The Savages, mas não lembrada em lugar nenhum (e isso conta muito). Acho que Amy pode acabar ganhando essa, já que está num filme muito elogiado, sucesso de bilheteria e tem as indicações ao GG e BFCA.

Melhor Ator Coadjuvante
1 – Javier Bardem (Onde os Fracos Não Têm Vez)
2 – Casey Affleck (O Assassinato de Jesse James)
3 – Hal Holbrook (Na Natureza Selvagem)
4 – Tom Wilkinson (Conduta de Risco)
5 – Philip Seymour Hoffman (Jogos do Poder)
Alt: Tomy Lee Jones (Onde os Fracos Não Têm Vez)

Os atores nas quatro primeiras colocações são certeza na lista (com Bardem favoritíssimo pra vencer). Quem pode surpreender é o dono da quinta vaga. Seria Seymour Hoffman, elogiadíssimo por Jogos do Poder (e que ainda esteve em The Savages e Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto)? Tomy Lee Jones que conseguiu uma indicação ao SAG por Onde os Fracos Não Têm Vez (e ainda esteve em Desejo e Reparação e No Vale das Sombras)? Ou seria John Travolta em Hairspray? Acho que entre eles Seymour Hoffman tem mais chances, já que Travolta pode sofrer do mesmo mal de Richard Gere em Chicago, e Tomy Lee Jones pode ter seus votos dividos.

Melhor Atriz Coadjuvante
1 – Cate Blanchett (Não Estou Lá)
2 – Amy Ryan (Medo da Verdade)
3 – Tilda Swinton (Conduta de Risco)
4 – Catherine Keener (Na Natureza Selvagem)
5 – Saoirse Ronan (Desejo e Reparação)
Alt: Ruby Dee (O Gângster)

As três primeiras colocadas são certeza. Keener não é uma aposta tão garantida, mas acredito que a Academia irá gostar realmente de Na Natureza Selvagem, o que aumenta suas chances (e a indicação ao SAG só a confirma ainda mais).  A presença de Saoirse provará o quanto a Academia gostou de Desejo e Reparação. E como eu acho que eles vão aprovar o filme, acredito que ela acabe entrando, mesmo tendo sido esnobada nas premiações, Globo de Ouro e SAG. Ruby Dee deu uma boa surpreendida, mas acho que a falta de competição ajuda Saoirse que está na disputa já faz algum tempo.

Melhor Roteiro Original
1 – Juno
2 – Conduta de Risco
3 – Ratatouille
4 – The Savages
5 – Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto
Alt: Lars and the Real Girl

Acredito que a incógnita fica mesmo com o quinto indicado, mas acho que o fator “Sidney Lumet” pode ajudar Antes que o Diabo […]

 Melhor Roteiro Adaptado
1 – Onde os Fracos Não Têm Vez
2 – Sangue Negro
3 – O Escafandro e a Borboleta
4 – Desejo e Reparação
5 – Jogos do Poder
Alt: Na Natureza Selvagem

Acredito que a lista pode acabar sendo essa mesma. Só torço para que Zodíaco acabe entrando no lugar de uma dessas.

 Melhor Filme Estrangeiro
1 – The Counterfeiters (Áustria)
2 – A Desconhecida (Itália)
3 – O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (Brasil)
4 – A Era da Inocência (Canadá)
5 – 12 (Rússia)

Alt: Beaufort (Israel)

Igual a muitos anos anteriores, a Academia simplesmente ignorou os títulos favoritos ao prêmio: o romênio 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, o francês Persepolis e espanhol O Orfanato, cujo burburinho começou a criar há algum tempo. Sem criar falsas esperanças, acredito que esse ano o Brasil realmente tenha muita chance, já que a própria história do filme tem a cara da Academia: protagonista criança, em ambiente judeu, filme com cenas água com açúcar, etc). Uma pena que o ano em que nos realmente temos chances de vencer seja com um filme tão mediano quanto esse e quando a competição forte é esnobada… O filme austríaco também tem muitas chances, os italianos devem conseguir sua indicação sem problema (mas uma vitória já acho difícil). As produções canadense e russa são de cineastas já vencedores da estatueta, o que torna a vitória do brasileiro mais fácil ainda.

Melhor Filme de Animação
1 – Ratatouille
2 – Os Simpsons – O Filme
3 – Persepolis
Alt: Bee Movie – A História de uma Abelha

Eu queria muito acreditar que a esnobada que Persepolis recebeu no Oscar de Filme Estrangeiro não afete sua indicação aqui, pois ele não merece perder espaço para um filme tão medíocre quanto Bee Movie.

Melhor Edição
1 – Onde os Fracos Não Têm Vez
2 – Sangue Negro
3 – O Escafandro e a Borboleta
4 – Desejo e Reparação
5 – Conduta de Risco
Alt: O Assassinato de Jesse James

Acredito que haverá espaço para alguma surpresa, por isso acho que Jesse James, Ultimato Bourne ou Sweeney Todd podem acabar entrando na lista no lugar de Conduta de Risco ou Desejo e Reparação.

Melhor Figurino
1 – Sweeney Todd
2 – Hairspray
3 – Elizabeth: A Era de Ouro
4 – Desejo e Reparação
5 – O Assassinato de Jesse James
Alt: Piaf – Um Hino ao Amor

Também não acho que a lista possa fugir muito disto. Entretanto, faltam as indicações do sindicato…

Melhor Direção de Arte
1 – Sweeney Todd
2 – Desejo e Reparação
3 – Sangue Negro
4 – A Bússola Dourada
5 – Harry Potter e a Ordem da Fênix
Alt: Piratas do Caribe: No Fim do Mundo

Não deve fugir muito disso, já que o Oscar adora cenários de época e fantasiosos. Será que esse ano haverá uma exceção?

Melhor Fotografia
1 – O Assassinato de Jessé James
2 – Onde os Fracos Não Têm Vez
3 – O Escafandro e a Borboleta
4 – Sangue Negro
5 – Desejo e Reparação
Alt: Os Indomáveis

Todos eles foram indicados no Sindicato e acredito que devam repetir no Oscar também. Reservei espaço para surpresa com Os Indomáveis, mas não acredito que vá acontecer.

Melhor Maquiagem
1 – Piaf – Um Hino ao Amor
2 – O Escafandro e a Borboleta
3 – Sweeney Todd
Alt: Harry Potter e a Ordem da Fênix

Além desses quatro que listei, outros 3 filmes foram selecionados como finalistas: Norbit, Piratas do Caribe: No Fim do Mundo e 300. Acredito que os dois últimos também possam surpreender, embora a maquiagem deles seja incrementada em CGI, o que deixa os votantes um pouco incomodados. O único que creio não ter a menor chance é Norbit, já que duvido que faça igual a Click ano passado.

Melhores Efeitos Visuais
1 – Transformers
2 – A Bússola de Ouro
3 – Piratas do Caribe: No Fim do Mundo
Alt: 300

Além desses, O Ultimato Bourne, Eu Sou A Lenda e A Volta do Todo Poderoso completam a lista de finalistas. Acredito que Eu Sou A Lenda pode acaba surpreendendo também.

Melhor Som
1 – Transformers
2 – A Lenda de Beowulf
3 – Onde os Fracos Não Têm Vez
4 – O Gângster
5 – Sweeney Todd
Alt: Hairspray  

Melhor Edição de Som
1 – Transformers
2 – Ratatouille
3 – 300
4 – O Ultimato Bourne
5 – Onde os Fracos Não Têm Vez
Alt: Sweeney Todd

Acho que essas são as categorias mais difíceis de prever. Não me sinto confotável em apostando em nenhuma delas.

Melhor Trilha Sonora
1 – Desejo e Reparação
2 – Lust, Caution
3 – Sangue Negro
4 – Senhores do Crime
5 – O Caçador de Pipas
Alt: Grace Is Gone

Eu não apostaria em Grace is Gone fora de jogada: Clint Eastwood é ninguém menos do que o compositor. Se ele não ficou de fora ano passado, pode ter certeza de que a Academia vai pensar seriamente em indicá-lo novamente.

Melhor Canção Original
1 – Encantada – “That’s How You Know”
2 – Hairspray – “Come So Far (Got So Far To Go)”
3 – Na Natureza Selvagem – “Guaranteed”
4 – Once – “Falling Slowly”
5 – O Amor nos Tempos do Cólera – “Despedida”
Alt: Grace is Gone – “Grace is Gone”

Mesmo caso acima. Será que o Clint resolveu competir em todas as categorias?

Anúncios

1 comentário

  1. Muito bom, quatro acertos na categoria principal! Eu mesmo só acertei três, apesar de ter um quadro de 4/5 nas outras categorias principais. A maior surpresa foi o Tommy Lee Jones entre os atores, ninguém esperava mesmo, sem falar em “O Ano” fora de melhor filme estrangeiro.

    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s