Mãe moderninha (Juno)

juno-imagem.jpg

 JUNO    { 4estrelas.jpg }

 Gravidez na adolescência pode não ser o melhor tema para ser tratado numa comédia, mas Juno tira de letra. Escrito pela ex-stripper Diablo Cody, a produção é sobre uma jovem que decide doar seu bebê para um casal que pretende adotá-lo. A premissa não vai muito além disso, mas quem disse que precisa ser uma história repleta de reviravoltas e assuntos político-sociais para ser um bom filme?

 Aliás, o filme ganha pontos justamente pela sua simplicidade. Tanto a indicada ao Oscar, Ellen Page (a única a ganhar um prêmio da Helen Mirren ano passado por sua atuação em Menina Má.Com), quanto todo o elenco, seguiram o que parece ser palavra-chave do filme: “naturalidade”. Todos os personagens podem ser facilmente aquele seu amigo tímido, ou a sua prima excêntrica, ou sua professora tímida. Jennifer Garner, inclusive, merecia ter sido lembrada em alguma premiação.

Se há algum erro no filme é justamente o fato de seguir demais as fórmulas de filmes alternativos. O álbum do filme, por exemplo. Apesar de apresentar músicas boas, o filme erra por não incluir nenhuma canção do gênero musical favorito da protagonista, o rock. Basta perceber que o filme inicia com uma abertura animada embalada ao som de uma balada country. Cadê uma menção ao punk, considerado pela garota como o marco do rock?

 Contudo, esses pequenos detalhes não são capazes de diluir os grandes méritos de Juno. É impossível deixar de  prestar atenção a qualquer diálogo proferido pela jovem Woody Allen de saias. Incrível notar como discursos verborrágicos (ainda que repletos de gírias adolescentes) ainda encantem a platéia hoje em dia.

juno-ficha.jpg

0-oscar.jpg 4 INDICAÇÕES:
– Filme 
– Diretor (Jason Reitman)
– Atriz (Ellen Page)
– Roteiro Original

5 comentários

  1. Acho que o maior trunfo de “Juno” é ter um roteiro simples, que retrata uma coisa que poderia acontecer com qualquer pessoa. Acho que isto faz com que a gente se identifique muito com o filme.

    E você está certo quando fala que o filme segue esse manual de filmes independentes.

  2. Será mesmo que ele vai vencer a categoria roteiro original? Pelo que tenho ouvido, é um divertido retrato da adolescência, uma bofetada suave no rosto de uma menina que se descuidou e arranjou uma gravidez. Dia 22 de fev eu vou vê-lo e estou bastante ansioso.
    Gostei muito do Jason Reitman na direção de “Obrigado por Fumar”, mas ainda acho que este lugar no Oscar pertence à Joe Wright.
    Amo a Ellen Page!
    E Diablo Cody, ex-stripper, foi uma surpresa, descobri ontem no blog da Kamila.
    Abraços!!!

  3. Gostei muito do resultado de “Juno”. Realmente a simplicidade com que tudo é desenvolvido resultou num filme irresistível. O ponto levantado sobre a trilha-sonora é um detalhe interessante, mas o que me deixou um tanto desapontado é que a direção de Jason Reitman e o roteiro de Diablo Cody não tenha reservado tantos momentos com a união dos personagens de Page e Cera. Mas quando o faz, acaba por simbolizar o melhor do filme.

  4. // Concordo, Kamila. Na verdade, acho que essa naturalidade é a melhor coisa do filme.

    // Eu acho que ele merece Weiner, apesar de não ter visto A Família Savage e Lars and the Real Girl. Quanto ao Jason Reitman, também gostei muito de Obrigado Por Fumar, mas acho que foi um exagero indicá-lo a diretor. Consigo pensar em várias outras pessoas: Tim Burton, Ridley Scott, Sidney Lumet…

    // Espero pela sua opinião, Wally

    // Pois é, Alex. Pessoalmente, acho que aquele final é um dos momentos ao qual me refiro o padrão-indie de se fazer filmes… Gosto muito mais daquela balada entre o Jason Bateman e a Ellen, ou aquela discussão entre Allison Janey e a técnica de ultra-som.

Deixe um comentário

