Surpresas em Berlim

Quando foi anunciado que Tropa de Elite venceu Urso de Ouro foi surpresa para José Padilha e todos os outros presentes. Eu apostava na vitória de Paul Thomas Anderson, com o magnífico Sangue Negro, ou até mesmo Mike Leigh, que já havia vencido em Cannes e Veneza. Entretanto, acho que esse é o diferencial dos Festivais: trazer maior notoriedade para filmes desconhecidos que possam trazer certos temas em debate. Achei um exagero algumas pessoas dizerem que “os Weinsteins compraram o prêmio”, já que eles compraram o direito de exibição do filme, mas isso é apenas uma opinião de alguém que não viu o filme, ou pelo menos, opinião de alguém fora da realidade em que o filme foi criada.

berlim1.jpg

Considerado como um dos favoritos, Sangue Negro não saiu de mãos vazias: Paul Thomas Anderson levou o prêmio de Direção, e Johnny Greenwood saiu vitorioso em Contribuição Artística pela sua trilha sonora. Sally Hawkins venceu o Urso de Prata de Atriz por sua atuação em Happy-Go-Lucky de Leigh (só eu sinto uma vibe Vera Drake-Imelda Staunton?). Reza Najie ganhou como Ator por seu trabalho em Avaze Gonjeshk-ha. Soma-se à lista de vencedores Wang Xiaoshuai, pelo roteiro de In love We Trust, e Fernando Eimbcke, pelo prêmio Alfred Bauer para Lake Tahoe.

 berlim2.jpg

Paul Thomas, Sally Hawkins e Reza Najie: outros vitoriosos

Anúncios

1 comentário

  1. Bem, como brasileiro que sou, não pude deixar de ficar feliz com a vitória de “Tropa de Elite”. Porém, o filme “Sangue Negro” é bem melhor. Mas a Berlinale jamais premiaria um filme de tanta visibilidade, senão contrariaria os moldes do festival.
    Sally Hawkins deve ter feito um belo trabalho, são diversas críticas positivas a respeito de sua atuação.
    Reza Najie nunca ouvi falar, eu acho 😉
    E palmas para Paul Thomas Anderson!
    Abraço!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s