Você decide

Visitando o site oficial da Paris Filmes, acabei encontrando uma notícia interessante. Utilizando uma inusitada jogada de marketing, a distribuidora lançou uma promoção em que o público visita esse site e pode escolher o nome do longa Deception, estrelado por Hugh Jackman, Ewan McGregor e Michelle Williams. Essa não é a primeira vez que o público sugestiona o título nacional: isso já havia ocorrido com Todo Mundo em Pânico, que no original se chama Scary Movie.

Achei a idéia boa, mas seria melhor se o público pudesse realmente criar um título, e não escolher a melhor (ou menos pior) entre as opções apresentadas. Pior do que isso só o prêmio disponível para aquele que der a melhor justificativa pela sua escolha do título: um par de ingressos para assistir ao filme. Um par de ingressos. Não chega a ser nem um kit do filme, mas dois convites. Se bobear é aquele tipo de ingresso que só pode ser utilizado durante as tardes de segunda à quinta-feira.

As opções disponíveis são Intrigas, Jogos de Sedução (já não existem milhões de filmes com esse título?), Intriga & Traições, Paixão & Traição, Sedução & Intrigas, A Lista, Paixão & Intrigas e Intrigas, Pecados e Crimes. Mais difícil que criar uma justificativa, vai ser escolher um nome diante dessa explosão de criatividade </ironia>

Entre esses, eu escolheria o último, mas o que eu gostaria que fosse é Um Estranho Bate à Porta. Embora a sinopse seja sobre o desaparecimento de uma prostituta que um contador acabou de conhecer, me parece que a história gira ao redor do Jackman, que faz o advogado que apresenta o protagonista à mulher desaparecida. Assistindo o trailer, pode-se perceber até mesmo uma faceta psicopata, pertubada do ator. Acredito que ele seja o mote do filme, aquele personagem misterioso que a platéia ficará tentando decifrar. Sem contar que foge um pouco da tendência atual de criar subtítulos, ou de deixar uma única palavra, ou meter um “O Segredo de” na frente do título original. Eu sinto falta mesmo dos títulos antigos (O Bom, O Mau e o FeioPor Quem os Sinos Dobram, Alice Não Mora Mais Aqui…) ou das criativas traduções (Crepúsculo dos Deuses, O Sol é Para Todos, Um Corpo que Cai…).

Mas afinal, poderia ser pior. Podia ser Uma Mulher do Barulho, Confusão no Bordel, Uma Loura Muito Louca

3 comentários

  1. Por que o nome do filme em português não é traduzido do original? Acho que Decepção combina com a história, afinal de contas, foi o escolhido pelos criadores do filme.
    Eu não entendo essa invenção (repetição de nomes).
    Mas porque você queria Um Estranho Bate à Porta?
    Lembrei que O Bom, o Mau e o Feio só recebeu esse nome depois. Antes era Três Homens em Conflito.
    Outra coisa que eu também acho engraçado é Uma Rua Chamada Pecado ser o título da adaptação da peça Um Bonde Chamado Desejo.
    Um bonde que se chama desejo deve mesmo andar numa rua chamada pecado. Hehehe
    Beijocas

  2. Eu tinha visto isso. Eu até votei e deixei o porque, mas as opções são fraquíssimas. Eu até sgurei algumas para eles. Eu acabei escolhendo o mais comum “Jogo de Sedução” mas o que tinha mais a ver com o mostrado no trailer, pelo menos. Sua escolha de título ficou muito boa. Alias, acho até “Decepção” mais eficiente do que os que eles listaram. Enfim…eles tentam melhorar mas fica na mesma bosta.

    Ciao!

  3. ahaha, isso é ótimo para transferir a culpa para os internauta, caso alguém fale mal do título dado ao filme aquino Brasil…rs
    Existem títulos que não se encaixam qdo traduzidos literalmente para o português, mas pq não esse levaria o nome de “Decepção”????
    Tem marketeiros no cinema que não prestam pra nada tbm, apenas “criar” tanta originalidade …
    abraços!!!

Deixe um comentário

