Falta de controle (Control)

CONTROL    { 3estrelas.jpg }

 Quando se pensa em Ian Curtis, as primeiras palavras que surgem à mente são introspecção, incompreensão e inadequação. A última descrição que poderia vir à tona é convencional, justamente o adjetivo que melhor pode descrever esse trabalho de Anton Corbijn, em seu primeiro longa metragem. Não que seja culpa do diretor, muito pelo contrário. A experiência em videoclipes e produções na área musical auxilia muito na criação de planos e tomadas que ajudam a criar uma estética mais próxima a daquela época, porém sem perder características do protagonista (o visual em preto e branco casa perfeitamente com a personalidade depressiva do cantor).

O que incomoda mesmo é a falta de ousadia, principalmente quando reparamos que ela surge atrelada a um compositor tão talentoso e criativo quanto Ian. Sam Riley, a propósito, está perfeito como Curtis, assim como Samantha Morton dá voz e vazão para Deborah, a esposa do vocalista (e também a autora do roteiro que deu origem ao longa). Há também espaço para coadjuvante, como o ótimo Toby Kebbell no papel do empresário da banda, que brilham em suas pequenas cenas.

O pesar da produção fica na excessiva preocupação com a relação conjugal de Ian. A inspiração para as suas letras melancólicas,  uma abordagem que seria bem mais interessante, acaba ficando em segundo plano. Quem sabe as justificativas para as criações de Curtis não surjam em outro longa? Um longa que decida ver Ian Curtis não somente como um indivíduo que sofre com seus relacionamentos, mas também como um personagem signicativo para o rock do final do século XX. Uma conquista que o próprio filme faz pouco caso. Infelizmente.

Anúncios

4 comentários

  1. Quero muito ver esse filme, esse estilo de drama musical me interessa bastante (como foi o caso de “Não Estou Lá”), sem falar na comentada atuação do Sam Riley…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s