4 filmes que lembrei vendo o trailer de HP 6

Com o lançamento do trailer Harry Potter e o Príncipe Mestiço, resolvi fazer um comentário aqui no blog ressaltando quais seriam os quatro filmes da série que mais gostei. Mas como é uma idéia bem batida (além de só ter cinco pra escolher), resolvi ir um pouco mais além e escolher quatro filmes que o trailer tenha me feito lembrar.

4- Sinais (Signs, M. Night Shyamalan)
Na verdade é apenas em uma única seqüência que lembrei de Sinais. A cena em que surge uma perseguição no milharal lembra bastante aquela cena em que Mel Gibson e Joaquin Phoenix procuram por invasores em sua casa. Aliás, é incrível como milharal sempre aparece ambientando essas perseguições, não é mesmo? Só não me lembro essa seqüência no livro. Já li faz algum tempo e realmente não me recordo. Quem souber sinta-se à vontade para me contar nos comentários!

3- Oliver Twist (idem, David Lean)
Harry Potter sempre me fez lembrar de Oliver Twist, e agora não é diferente. Só que agora a intensidade é menor, já que os garotos cresceram e o tom dramático do filme aumentou. Quer dizer, Oliver sempre foi trágico: garoto órfão que sofre no orfanato (é só trocar “orfanato” por “casa dos tios” que fica igual ao Harry), encontra refúgio com um senhor que se faz bonzinho, foge e é perseguido, entre outras coisas que é melhor não revelar para não estragar quem ainda não viu o filme. Mas acho que não tem como comparar isso com “um apocalipse iminente” que a chegada do Voldemort tratá para o mundo dos bruxos.

2- Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel (Lord of the Rings – The Fellowship of the Ring, Peter Jackson)
Que Gandalf e Dumbledore sempre se pareceram muito isso ninguém tem dúvida. Até mesmo J. K. Rowling a autora de Harry Potter já admitiu ter se inspirado nas obras de J. R. R. Tolkien. Mas há algo mais parecido entre esses dois personagens que ocorre no primeiro filme da franquia de Tolkien. Não quero revelar mais nada para não estragar surpresas. Não é só porque fiquei sabendo disso antes mesmo de conseguir ler o livro, que vocês também devem.

1- A Profecia (The Omen, Richard Donner)
Essa é talvez a associação mais rápida que a gente possa fazer. Ver o Voldemort quando ele ainda era Tom Riddle e confessar a Dumbledore sobre o seu dom é realmente assustador. No livro, essa é uma das melhores seqüências: interessante, envolvente e desafiadora. Não é a toa que o próprio Dumbledore revela que essa sua memória seja a mais importante que já teve. Mal posso esperar para ver o que David Yates fez com ela. Aliás, ver David Yates na direção novamente me incomoda. Será que fui o único a não gostar do trabalho dele?

Não viu o trailer? Não faz idéia do que estou falando? Então veja o vídeo logo abaixo.

3 comentários

  1. Nossa, logo 4 filmes? Gostei muito do trailer, espero que a série se recupere após o fraco capítulo anterior. Estou com muitas expectativas para esse “HP e o Enigma do Príncipe”, o clima do filme parece ser maravilhoso!

  2. Marco, ótimo post. 😉

    Eu gostei muito do filme de Yates porque ele trouxe algo novo e refrescante para a série. Mas ele é, na verdade, uma passagem para esse filme mais maduro, complexo e arrebatador. Pelo menos no livro é assim. Apenas esperemos que o filme me emocione e me surpreenda tanto quanto na leitura.

    E a melhor associação aí acima foi com A Profecia mesmo. Voldemort é o mal absoluto. E falando nisso, que trailer pertubador hein? Quem diria que uma série cheia de cores vivas e felicidades chegaria a se tornar tão densa e sombria. Eu gostei. =D

    Ciao!

Deixe um comentário

