Marcas de um mundo globalizado (Do Outro Lado)

DO OUTRO LADO   {  4estrelas.jpg  }

Diante de um cinema alemão cada vez mais americanizado (basta lembrar de A Vida dos Outros, Sophie Scholl – Os Últimos Dias e A Espiã), chega a ser interessante ver o “normal” Do Outro Lado de Fatih Akin (do ótimo Contra a Parede, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim). Mas que não se engane: “normal” no melhor sentido da palavra.

Nesta sua nova produção, Akin só confirma o seu estilo cinematográfico voltado para aqueles que vivem à margem. Aqui, imigrantes, refugiados, turcos e alemães se juntam num único recorte que representa muito bem a atualidade. Uma espécie de diversidade entre estrangeiros que, vindo de lugares tão distintos, acabam não pertecendo a lugar nenhum. É o caso do taxista turco que mora na Alemanha e se afeiçoa por uma prostituta muçulmana. Ou o caso da estudante alemã que se apaixona por uma refugiada turca. Tudo segue uma linha multicultural, globalizada.

O roteiro é um destaque à parte (não à toa ganhou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes). Apesar de apelar para momentos que abusam de coincidências, a história nunca vira um novelão. Muito pelo contrário, tudo soa bastante familiar e funciona como uma visão real dos indivíduos de hoje graças à notável direção de Akin e aos ótimos desempenhos dos atores. Hanna Schygulla, responsável pelos melhores momentos no filme, brilha no papel de uma melancólica mãe alemã.

É bem verdade que a edição tenta trazer algo a mais dividindo a história em três partes, mas os acontecimentos que ela o antecipa acaba diminuindo o impacto e a sua importância no filme. No entanto, nem isso é capaz de prejudicar as qualidades do longa que é, merecidamente, um dos melhores do ano.

Anúncios

4 comentários

  1. Nem gostei do único do Faith Akin que vi até agora (“Contra a Parede”), mas fiquei bem ansioso por esse após a participação em Cannes…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s