Previsão dos Indicados ao Oscar 2009 (Ator Coadjuvante)

Demorando um pouco para continuar essa nova sessão, mas como estou fora de casa, acho que vocês relevam (inclusive a ausência de imagens e de palavras com cedilha, porque esse laptop não é perfeito, né?). Enfim, prosseguimos com as previsões, agora Ator Coadjuvante, após o anúncio dos indicados ao Screen Actor`s Guild Awards.

oscar-1-ator_coadjuvante

Heath Ledger (Batman – O Cavaleiro das Trevas) surge como o franco favorito a estatueta. Mesmo antes do anúncio de sua prematura morte, já se ouvia muito a respeito de sua atuacão como o Coringa. Agora, depois de muita polêmica (e uma sutil campanha promovendo a imagem do ator, sem se tornar muito apelativa) Ledger é certeza quando chegar o anúncio das indicacões. Vitória? Talvez, mas prêmios póstumos não são tão comuns assim.

Philip Seymour Hoffman (Doubt) corre disputando um segundo lugar na lista de previsões. Uma indicacão um tanto covarde, já que ele está claramente na categoria errada (deveria estar na principal, não aqui). Um bom papel que rende bastante nas mãos de um ator competente, e sabemos que Hoffman preenche esse requisito. Foi lembrado nas premiacões importantes e já parece cumprir os passos daqueles atores recorrentes no Oscar (Meryl Streep, alguém?).

Josh Brolin (Milk) é outro bom candidato. Após brilhar ano passado no grande vencedor Onde os Fracos Não Têm Vez (e também nos indicados No Vale das Sombras e O Gângster), Brolin surge agora num filme que promete ser bem querido pela Academia e num ótimo momento para sua carreira. Um ponto contra à sua nomeacão é o fato de competir diretamente com James Franco, também de Milk, mas acredito que Brolin tenha mais vantagem (Franco é muito novo e seu personagem não é muito oscarizável).

Robert Downey Jr. (Trovão Tropical) surge com uma mais do que inesperada campanha (e também bem sucedida, é claro). Downey Jr. estrelou um dos filmes com a maior bilheteria do ano, ressurgiu com grandes atuacões e brilha em um papel cômico em um filme assumidamente escrachado e “blockbusteriano”. Se fosse um papel dramático sua indicacão seria quase certa, mas como se trata de uma comédia pastelão não podemos dar como garantido (talvez ele funcione como Amy Adams em Encantada ano passado).

Lutando pela última vaga, temos Michael Shannon (Revolutionary Road). Uma indicacão que também teria grandes chances de emplacar, não fosse a constante ausência de Revolutionary Road nas premiacões. Os prêmios precursores não estão apoiando muito essa performance e o seu esquecimento no SAG foi fatal para a sua campanha. Talvez consiga, mas não é tão certo assim.

Correm por fora Franco, Dev Patel (Slumdog Millionaire) e Ralph Fiennes (A Duquesa) que foram apontados por diferentes premiacões (Independent Spirit Awards, SAG e Globo de Ouro). O fato de demorarem tanto para comecar uma campanha para eles pode acabar nem ser tão difícil assim, pois essa categoria ainda está bem aberta e difícil de ser prevista (o que é a parte mais divertida nisso tudo).

Anúncios

6 comentários

  1. Marco, sempre achei a categoria de melhor ator coadjuvante uma das seções principais mais desinteressantes do Oscar nos últimos anos, tanto, talvez, pela previsibilidade de alguns vencedores (como neste ano) como para aqueles que vencem sem ao menos merecer (Clooney por “Syriana”?).

    Em 2009, diria que apostaria nos mesmos nomes lançados por você, com exceção do Robert Downey Jr., que creio que não deve ficar entre os finalistas.

    Excelente feriado de Natal! Muito panetone e vinho para o senhor!

  2. Por enquanto, minhas apostas para a categoria são (ordem de probabilidade):

    1_ Heath LEDGER
    2_ Josh BROLIN
    3_ Philip Seymour HOFFMAN
    4_ Robert DOWNEY JR.
    5_ Dev PATEL

    alt: Michael SHANNON, James FRANCO, Ralph FIENNES.

  3. Eu aposto em Ledger, Seymour Hoffman, Brolin, Shannon e Fiennes, com Downey Jr. e Patel correndo por fora. Acho que a indicação do primeiro depende de a Academia aceitar abraçar um filme tão ácido quanto Trovão Tropical, ainda que o sucesso de Homem de Ferro possa pesar a seu favor. Quanto ao Patel, acho que se Slumdog Millionaire for o filme do ano para a Academia, ele entra, caso contrário, não.
    Mas, nessa categoria, só tenho uma torcida: a vitória de Ledger.
    Abraço !

  4. acho que Ledger não deveria estar nesta categoria. Mesmo sabendo que Bale tem o papel principal no filme, o coringa roubou a cena. Não pelo fato de sua morte, mas convenhamos e desculpe-me Jack Nickolson, mas o coringa foi imortalizado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s