Previsão Oscar 2010 – Atrizes (ou: “A maldição da rom-com” ou ainda “Lamentação de um fã”)

Agora que as comemorações de final de ano acabaram (saudades do meu reveillon em Buenos Aires :()vamos começar a lista de previsões para as atrizes que poderão ser indicadas na categoria principal.

A disputa desse ano tem um gosto todo especial. Seria por causa das novatas elogiadas pela crítica Carey Mulligan (An Education), Gabourey Sidibe (Precious) e Abbie Cornish (Bright Star) que dão um novo frescor para a velha Academia? Não. Seria então pela presença das veteranas Helen Mirren (The Last Station) e Meryl Streep (Julie & Julia) mostrando que existe vida após 50? Também não. Óbvio que me refiro à presença da favoritíssima desse blogueiro que vos fala: Sandra Bullock (The Blind Side). Incrível como ela surgiu do lugar nenhum e chegou até ser uma das favoritas da categoria em pouco menos de três meses.

Aliás, incrível mesmo foi o momentum dela. A Proposta, o primeiro filme que lançou esse ano, teve uma das maiores bilheterias do ano (ocupa o 11º lugar) e The Blind Side cresceu nas salas de cinema com o boca-a-boca do público e chegou na faixa de impressionantes 200 milhões de dólares, fazendo dela a primeira atriz a conseguir alcançar essa quantia com apenas o seu nome no cartaz. Merece ser indicada (aliás, passou da hora, suas atuações em Crash e Confidencial já eram dignas de uma lembrança) e ganhar.  Se ela vencer o Globo de Ouro suas chances de vitória ficam mais reais. Apesar de que há um grande obstáculo em sua frente: Streep.

Acho injusto Meryl ganhar por Julie & Julia. Primeiro, o filme é fraco. Segundo, a atuação é boa, mas não merecedora de um prêmio como o Oscar. Terceiro, é um tanto desnecessário ela ser indicada todo ano e por qualquer filme. Quer dizer Diabo Veste Prada, tudo bem, ela tava ótima e o papel era bem anti-oscar e é sempre bom fugir do esperado. Dúvida, ela estava boa, mas um pouco histriônica pro meu gosto. Mas Julie & Julia já é demais. La Streep mereceu sua terceira estatueta lá no longínquo 2002 por Adaptação. Talvez até ano passado quando teve um papel bem juicy, mas definitivamente não agora.

O problema é que muitos consideram normal Streep ganhar porque a competição desse ano é supostamente “fraca”: muitos já imaginam a indicação das novatas como a própria recompensa delas (eu pelo menos acho extremamente difícil uma delas ganhar, mesmo que Carey Mulligan seja a favorita da crítica) e todos tem preconceito com Sandra pelo simples fato dela ter feito sua carreira em cima de comédia romântica, as famosas rom-com. Dito isso, todos pensam “ok, vamos entregar logo o terceiro Oscar para Meryl e podemos seguir em frente com isso”. O que discordo totalmente.

Pessoalmente, acho que a interpretação da Sandra está léguas de distância à frente de Meryl, o que por si só já seria o suficiente para a vitória. Além de tudo, Bullock estrelou dois grandes sucessos de bilheteria no mesmo ano, é a atriz de maior retorno comercial, uma celebridade de primeira linha que nunca foi lembrada pela premiação, querida e sempre elogiada pela indústria e público (atualmente ganhou seu 5º People’s Choice Awards) e está no melhor momento da sua carreira. Se isso foi decisivo em edições anteriores (alô Gwyneth Paltrow? Tudo bom, Julia Roberts? Como vai, Reese?) porque não pode ser o mesmo para a Sandra?

Acho engraçado, aliás, todos elogiarem George Clooney que interpreta George Clooney pela 43532ª vez, ou então dizerem que Bullock não merece o prêmio por causa de suas comédias românticas, apesar de que Mo’Nique é favorita para ganhar em Atriz Coadjuvante sendo que ninguém parece se incomodar com a sua delicada performance no clássico Flavor of Love Girls: Charm School (um reality show da VH1 para quem não conhece).

Com a vitória praticamente nas mãos de Meryl, resta apenas a Carey, Gabourey, Helen e (infelizmente) Sandra aproveitarem a noite.

GARANTIDAS: MERYL STREEP, CAREY MULLIGAN, GABOUREY SIDIBE
PROVÁVEL: SANDRA BULLOCK
TALVEZ: HELEN MIRREN
AZARÃO: ABBIE CORNISH 

Anúncios

4 comentários

  1. Para mim a Sandra Bullock só merece uma indicação por sua simpatia e tal, porque em “The Blind Side” ela não fez nada de mais daquilo que já tinha alcançado em algumas outras fitas. Portanto Streep tem minha torcida e deve mesmo levar.

  2. A Meryl Merece sim o terceiro oscar, não é atoa que é indicada quase todo ano,não porque a Academia tem simpatia por ela,mas porque é extremamente talentosa e supera qualquer uma das atrizes da velha e nova geração pela sua extraordinaria competência. Ao contrário da Sandra que tem que aprender e muito para poder se quer concorrer com a melhor atriz de todos os tempos: Meryl Streep. Fabulosa,elegante,simpática e acima de tudo: TALENTOSA. Seus filmes tem conteúdo e nos transmitem conhecimento, além de conseguir nos prender seja no cinema ou em casa ao assistirmos sua sempre e elogiada atuação em todos os filmes que a Diva já realizou.
    A Sandra tem que aprender e muito assistindo todos os fimes da Meryl para quando se falar em atriz seu nome poder ser citado junto com o da Streep.
    Digamos que a Sandra é simpática. Já é um começo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s