Na toca do coelho (Alice no País das Maravilhas)

Lembro de uma vez, em que minha irmã, após assistir Alice no País das Maravilhas junto comigo – a versão do visionário Walt Disney – disse que não deixaria a futura filha dela assistir o desenho. Eu perguntei o porquê e ela rebateu com “é misterioso demais”. De fato, esse é um dos melhores atrativos tanto da produção animada, quanto do livro de Lewis Carroll: o mistério em torno da índole dos personagens, da verossimilhança do ambiente e da realidade daquela história. O longa de Tim Burton, no entanto, perde justamente parte desse encanto e parece dosar todo o aspecto sinistro da história somente para empacotá-la em uma embalagem comercial e mais acessível.

Carregado de ansiedade e expectativa, o filme de Burton desvirtua a história de Carroll e delineia uma clara distinção entre os personagens, transformando-os em mocinhos e bandidos. O preto e branco, tão comum na filmografia do diretor, dessa vez surge na óbvia concepção de cada personagem. O gato de Cheshire, por exemplo, deixa de falar por enigmas e frases confusas e ganha uma transformação muito abobalhada.

Até mesmo as atuações, geralmente um prato cheio nos filmes de Burton, decepcionam aqui.  Johnny Depp reprisa uma versão menos bem sucedida do Jack Sparrow (e só por ser Johnny Depp ganha muito mais destaque do que deveria), enquanto que Anne Hathaway exagera na afetação. Apenas Helena Bonham Carter e a novata Mia Wasikowska apresentam boas performances.

Contando com ambientações que são um verdadeiro delírio visual, Alice de Tim Burton decepciona muito. Curioso como a mistura entre história e realizador – que pareciam ter sido feitos um para o outro – rendeu muito menos do que deveria. Talvez Burton não tivesse tão entrosado com a trama. Faltou  fazer como Alice e mergulhar de cabeça na toca do coelho branco.

Alice no País das Maravilhas
Alice in Wonderland, EUA, 2010, fantasia, 108 min.
De Tim Burton. Com Mia Wasikowska, Johnny Depp, Helena Bonham Carter e Crispin Glover.

Anúncios

5 comentários

  1. a Alice viveu uma aventura muito incrivel encheu onde estava com águas de choros é muito masmuito legal as floresconversando com ela o coelho kkkk só isso que ela passou eu queria ter passado!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s