A última gota (Quincas Berro d’Água)

Com expectativa, fui conferir a adaptação de Sérgio Machado para a obra de Jorge Amado. Apesar de não ter lido esse material em específico do novelista, já li outras obras de Amado e gostei de todas. O cinismo com que trata a vida cotidiana da sociedade baiana sem jamais tomar assumidamente um partido (embora os personagens soem um pouco mais românticos do que deveriam) é uma das marcas registradas do autor. Em Quincas Berro d’Água, essa qualidade também surge, mas de forma muito mais protetora.

Se nos livros, Amado se equilibrava na ponta do pé entre a tênue linha que separa o compromisso da realidade, com uma carinhosa nostalgia – além de um certo “protecionismo” -, aqui Machado descamba para uma linha romântica e unidimensional. Os personagens se tornam figuras participativas não de um filme, mas sim de um longuíssimo comercial turístico sobre a Bahia. O cineasta acerta em algumas sequências humorísticas, mas exagera no tom “Sorria! Você está na Bahia!”.

Entre os maiores erros do filme, destaca-se a lamentável performance de Marieta Severo (geralmente uma boa atriz, mas que peca na sua escrachada composição de Manuela) e o subaproveitamento de outros bons atores que se limitam a ocupar o elenco de apoio, como Milton Gonçalves e Walderez de Barros. Enquanto isso, o grupo de amigos bebuns, liderado pelo surpreendente Irandhir Santos, salva o ritmo lento do filme em alguns momentos.

Quincas Berro d’Água
idem, Brasil, 2010, comédia, 105 min.
De Sérgio Machado. Com Paulo José, Mariana Ximenes, Irandhir Santos e Marieta Severo.

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s