Combo de animações: “Universidade Monstros”, “Meu Malvado Favorito 2” e “Turbo”

monstros

Depois do grande sucesso com as continuações de Toy Story, a Pixar achou que tinha a receita nas mãos para criar sequências infalíveis de suas principais produções. Daí veio Carros 2 e vimos que a produtora sabe errar sim. E feio, ainda por cima. A prova de que eles ainda têm o jeito para contar boas histórias estreou esse ano com Universidade Monstros, um prequel do querido filme de 2001.

A animação, apesar de cansar um pouco pelo excesso de reviravoltas no 3º ato, ganha a atenção pela inesperada lição de moral realista (sem deixar de perder o tom incentivador, é claro). “Nem todo monstro é assustador, mas é possível achar o seu lugar ao sol”, resume o filme. Uma pena que a animação perde o foco do seu próprio ensinamento e termina como um filme pequeno, principalmente quando lembramos do catálogo de pequenas pérolas que é a filmografia da Pixar.

Universidade Monstros 
Monsters University, EUA, 2013, animação, 104 min.
De Dan Scanlon. Com Billy Crystal, John Goodman e Helen Mirren.

minion

Mais uma sequência que estreou no verão americano deste ano, Meu Malvado Favorito 2 retoma as ações de onde parou no filme anterior. O desenho desenvolve com o agora-já-não-mais-malvado Gru lidando com suas filhas adotivas no seu novo cotidiano pacífico. Aqui, todos os problemas de uma típica continuação medíocre se repetem. A trama que antes primava pela natureza inofensiva e modesta (um vilão domado por menininhas órfãs), agora quer ser épica demais para aquilo que propõe. Há, inclusive, a clássica cena em que a mocinha é presa a um foguete marcado para explodir em um vulcão: mais clichê não existe.

Para completar, um dos maiores acertos do filme anterior funciona aqui como uma muleta. Para cada vez que a história se perdia ou ficava chata demais, os minions surgiam em cena parodiando uma música ou apenas interagindo entre si para reconquistar a atenção do público. Funciona de vez em quando, mas um longa não sobrevive apenas de seu elenco de apoio (o que talvez justifique o porquê um filme só deles já estar em produção).

Meu Malvado Favorito 2 
Despicable Me 2, EUA, 2013, animação, 98 min.
De Pierre Coffin e Chris Renaud. Com Steve Carell, Kristen Wiig e Benjamin Bratt.

turbo

Entre os maiores chamarizes desta temporada, a única animação com uma história original é Turbo. O desenho conta a aventura do caracol Téo, que sonha com pistas de corrida e em ganhar a Indy 500, uma das mais tradicionais competições do automobilismo internacional.

Como principal defeito, o filme faz uso de todos os clichês do gênero e ainda erra em pontos básicos do roteiro. Criar uma dinâmica familiar repetitiva (os irmãos Tito e Ângelo) apenas para reforçar a disparidade entre os irmãos caracóis é, não apenas perda de tempo do filme, como também evidencia a nova tendência das animações hollywoodianas em criar uma extensa galeria de personagens dispensáveis. Principalmente se forem personagens latinos, numa óbvia tentativa de fisgar o público latinoamericano para os cinemas.

No entanto, o filme ganha pontos pelo visual encantador (o longa é o que melhor já vi utilizar a recurso 3D em sua estética) e pelo simples, mas carismático desenho dos personagens. As lesmas são todas charmosas e cativantes, mesmo sendo… lesmas.

Turbo 
Turbo, EUA, 2013, animação, 96 min.
De David Soren. Com Ryan Reynolds, Paul Giamatti e Samuel L Jackson.

Anúncios

3 comentários

  1. Achei que foi um pouco injusto com Meu Malvado Favorito 2. Eu acho que a história mais “épica” era o único lado que dava para correr, pois não havia como manter a simplicidade do primeiro filme.

    Porém, a relação entre filhas-mãe, que poderia ser bem melhor abordada se não dessem tanto espaço para os minions, acabou deixando esse filme com um gosto diferente do anterior, que era fofo por colocar Gru como o pai das meninas.

    OBS: concordo totalmente com Universidade Monstros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s