O que esperar: Red Carpet Oscar 2014

Todos sabemos da relevância do Oscar e o quanto ele representa para a indústria cinematográfica. Tudo bem que ele dificilmente representa o melhor do cinema: atualmente, a premiação virou um concurso de personalidade e ganha aquele que fez a melhor campanha durante a temporada de prêmios, ou aquele que é querido pelo público, aquele que nunca ganhou e já foi candidato várias vezes, aquele que é mais velho e pode ser a sua última chance… A politicagem no Oscar corre solta.

Mas muito mais do que filmes e cinema, o Oscar também é uma enorme vitrine para outra indústria: da moda. O tapete vermelho ganhou uma movimentação à parte com milhares de estilistas, designers, maquiadores, cabelereiros, dentre tantos outros artistas, competindo entre si para ver quem consegue um espaço na lista de Best Dressed da noite.

Sabendo disso, resolvemos antecipar o que podemos esperar ver no Tapete Vermelho no Oscar desse ano. Escolhemos as 5 atrizes mais procuradas no Red Carpet que foram indicadas esse ano, e fizemos uma pequena retrospectiva olhando o que elas vestiram durante essa temporada de prêmios: tanto em estreias de filmes, quanto em participações de festivais e, obviamente, aparições em outras premiações. Dessa forma, a gente tem um retrato geral de como ela gosta de se vestir e daí apostamos no visual que ela deverá optar para a noite de hoje. Então pega o seu óculos de Glorinha Kalil, pega na mão da Lilian Pacce e vem com a gente.

Sandra Bullock (Melhor Atriz)

Da esquerda para a direita:

• Estreia de As Bem-Armadas em NYC: Ermanno Scervino.

Premiere de Gravidade em Cannes: J. Mendel.

• Entrevista coletiva em Cannes: Alex Perry.

• Globo de Ouro: Zac Posen.

• SAG Awards: Lanvin.

Logo de cara, é seguro dizer que Sandra faz mais o tipo mulherão nos looks que escolhe. Ela dá preferência para muitas cores e a tendência desse ano foi para vestidos tomara-que-caia. Ao contrário de algumas outras estrelas, ela nunca fez o tipo de usar roupas muito exageradas e com muita atenção (a exceção é esse vestido color blocking do Globo de Ouro).

Levando em consideração o que ela já usou no Oscar no passado e sua preferência por Ellie Saab, eu apostaria nesse vestido azul tomara-que-caia. Seja qual for a escolha dela, será praticamente impossível superar o vestido assimétrico que usou em Cannes que é, sem dúvida, a melhor roupa de toda a temporada de prêmios 2013/2014. E isso não sou sendo fanboy.

Cate Blanchett (Melhor Atriz)

Da esquerda para a direita:

• Estreia de Blue Jasmine em NYC: BALENCIAGA.Edition

• Premiere de Blue Jasmine em Paris: Christopher Kane

• Abertura do Festival de Deauville: Armani Privé

• Globo de Ouro: Armani Privé.

• BAFTA: Alexander McQueen.

Cate começou essa temporada vestindo muita coisa estranha nos tapetes vermelhos. Mas assim, muita coisa estranha mesmo. Só ver que deu tempo para ela fazer até um cosplay de Christina Ricci em Gasparzinho com esse vestido da Armani Privé.

Com o passar dos meses (e com a alta visibilidade das premiações), ela foi diminuindo a bizarrice das roupas e terminou a temporada com um Alexander McQueen bem simples para o BAFTA, mas… Não seria simples demais?

Como todo ano nós precisamos de uma Tilda-Swinton-Wannabe (e por isso eu quero dizer: alguém que vista roupas verdadeiramente horríveis pra deixar os fashionistas pulando de alegria, dizendo “Isso que é um conceito”), vou apostar que Cate não vai nos decepcionar. Ela, que já vestiu um ovo frito em pleno Oscar, deve manter a sua linha fashion-ousada e seguir com a sua preferida Armani Privé. Arrisco que ela vai usar esse azul com ornamentos nos seios. É edgy, segue o estilo da Cate e deve ficar bonito no palco, já que ela muito provavelmente é a vencedora da categoria (sempre tem ano que vem, Sandra).

Amy Adams (Melhor Atriz)

Da esquerda para a direita:

• Festival Internacional de Palm Springs: Juan Carlos Obando.

• Globo de Ouro: Valentino Couture.

• SAG Awards: Antonio Berardi.

• BFCA (Critic’s Choice Awards): Roland Mouret.

• BAFTA: Victoria Beckham.

Não esperem Amy usando estampas ou uma roupa discreta. Pelos looks que ela mostrou nessa temporada, Amy realmente apostou em cores fortes: ou um preto muito escuro ou cores bolds e bem fortes (e testando uma assimetria aqui e ali).

Como ainda está na cabeça de muita gente aquele vestido prata de Trapaça com um decote absurdo que ia até o umbigo, não duvido que ela vá escolher uma roupa que também tenha um decote bem profundo só pela auto-referência. Por isso, eu aposto nesse vermelho J. Mendel. Ou então um outro que tenha uma cor gritante. Lembram dela no almoço dos indicados com um jumpsuit vermelho sangue? Tudo pelo bem da famewhorice.

Lupita Nyong’O (Atriz Coadjuvante)

Da esquerda para a direita:

• Celebração W Magazine: Proenza Schouler.

• AFI Awards: Carolina Herrera.

• LAFCA (Associação de Críticos de Los Angeles): Altuzarra.

• Globo de Ouro: Ralph Lauren.

• SAG Awards: Gucci.

Lupita é a grande estrela dessa temporada. Apesar de não ter um histórico como o das outras indicadas (afinal, 12 Anos de Escravidão é o debut dela), ela já mostrou ter um senso fashion muito apurado. Lupita usou de tudo nessa temporada: color blocking, branco/preto total, estampas, vestidos assimétricos: a menina tentou de tudo. O que explica ela ter virado um novo ícone fashion para essa temporada, afinal, tudo cai bem nela.

Durante esse ano inteiro, não vimos usando nada rosa ou roxo, então acho que podemos esperar por alguma coisa rosa nesse domingo. Talvez algo a lá Gwyneth Paltrow (não que Gwyneth seja referência para alguma coisa, mas enfim).

Dito isso, eu vou voltar atrás e dizer que ela vai apostar em um dourado da Marchesa. 1) porque vai contrastar muito bonito com a cor dela. 2) Isso daria embasamento a minha teoria de que “Vestiu dourado, vai ganhar o Oscar”. Nunca falhou: Susan Sarandon, Hilary Swank, Cate Blanchett, Reese Witherspoon, Helen Mirren, Meryl Streep… Mas esse é assunto para outro post.

Jennifer Lawrence (Atriz Coadjuvante)

Da esquerda para a direita:

• Estreia de Jogos Vorazes – Em Chamas em LA: Christian Dior.

• SAG Awards: Christian Dior.

• Globo de Ouro: Christian Dior.

• Comic Con: Proenza Schouler.

• Estreia britânica de Jogos Vorazes – Em Chamas: Christian Dior.

Não foi à toa que compararam J-Law com a Ariel na época do Globo de Ouro. Não foi só pelo vestido: J-Law é a pobre bombshell que foi trapaceada  por ser nova e ingênua demais e está presa em um contrato de vida toda pela bruxa do mar (a bruxa no caso sendo a Dior).

Como é óbvio que ela vai vestir Dior, nem vale a pena tentar adivinhar… Em vez disso, vamos torcer para ela infrigir o contrato tipo quando a Britney mandou a Pepsi pro espaço e tomou Coca numa festa. Vai, J-Law! Estamos esperando você deixar sua inner-katniss falar mais alto e se rebelar.

E qual a sua opinião? Ansiosos pelo Red Carpet? Não deixe de acompanhar nossas impressões aqui no blog.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s