Comentando o Oscar 2014

Os dias seguintes ao Oscar devem ser o que os carnavalescos sentem ao colocar a sua escola de samba no sambódromo para o desfile das campeãs: o resultado já foi anunciado e a celebração já aconteceu, mas como o cadáver ainda não tá frio o bastante para começar a decidir a disputa do ano seguinte, é melhor olhar para a noite de vitória e relembrar o que aconteceu de mais marcante.

Como eu entendo um pouquinho mais de Oscar do que de Carnaval (visto que eu só coloquei o pé fora de casa nestes dias para ir ao Outback pra encher o bucho), vamos relembrar o que gostamos, o que odiamos e o que não conseguimos parar de comentar sobre a noite mais importante do ano para qualquer pessoa que possua um blog de cinema. Vem com a gente, e lembrem-se, vocês podem encontrar a lista completa dos vencedores do Oscar (que postamos em tempo real) na nossa página do Anfitrião no Facebook.

2014-03-03 01.58.07

A monotonia de Ellen DeGeneres

Muita gente diz que é impossível acertar na escolha do apresentador do Oscar e que, não importa quem assuma a tarefa, terá que lidar com a enxurrada de críticas no dia seguinte sobre o que faltou em sua performance. Apesar de concordar que a internet é o nosso cantinho anônimo de ódio diário, eu preciso discordar um pouco. Tina Fey e Amy Poehler conseguiram em dois anos consecutivos sair ilesas de críticas com um trabalho divertido, ácido, e sem precisar de muita estripulia para nos divertir durante as três horas de cerimonia. “Ah, mas o Globo de Ouro é mais informal”, você pode argumentar, mas eu te pergunto: um segmento infinito da Ellen comprando, servindo e pagando pizza é formal ou minimamente engraçado? (talvez só pro entregador das pizzas, que ganhou 1000 dólares de gorjeta da Ellen)

Era de se esperar que após a recepção turbulenta de Seth McFarlane no ano passado a academia preferisse uma escolha conhecida e segura para guiar a premiação esse ano, mas o monólogo sem inspiração alguma, seguido do product placement de um celular que eu só acredito ter pago o aluguel o teatro naquela noite fizeram do trabalho da Ellen um teste para ver quem consegue passar o maior tempo sem correr para a cobertura do twitter quando ela aparecia na tela para tentar fazer graça. Agora é esperar pra ver se a academia responde arriscando no Kevin Hart para o ano que vem, continuando o padrão “atração jovem e inesperada” num ano e “velho querido e seguro” no outro.

A organização das cadeiras

Por que colocar os profissionais técnicos de Gravidade em cima de um camarote se eles obviamente vão ganhar três prêmios seguidos? Eu sei que eles não são celebridades, mas algum espaço mais próximo do palco deveria estar disponível. E falando nas celebridades, é impressão minha ou todas elas estavam alojadas em ambos os lados de um mesmo corredor, com a exceção da Sandra Bullock? Será que ela se recusou a participar da selfie da Ellen ou alguém na organização sabiam que ela e o DiCaprio não tinham chances de ganhar e literalmente jogaram eles pro lado? Muitas teorias, quem sabe voltemos nelas em um dos nossos próximos textos pro Investigando.

Os números musicais

Se há alguns anos recebêssemos a notícia de que Pharrell Williams e Karen O. se apresentariam na mesma noite em uma premiação, não consigo imaginar o Oscar sendo nem uma das três primeiras que viria à mente. E apesar de termos que lidar com uma Idina Menzel, provavelmente desconcentrada após John Travolta ler o seu nome completamente errado, fazendo uma performance não muito agradável da já chata “Let it Go”, qualquer número musical que me renda a Lupita Nyong’o dançando assim na plateia já melhora consideravelmente a minha noite.

lupita nyongo happy pharrell

A falta de surpresas dos vencedores

Eu sei que no decorrer da noite, depois que Alfonso Cuarón subiu ao palco para recolher o prêmio por melhor montagem (sempre um forte indicativo do vencedor de melhor filme), começou a surgir uma pequena chama de que talvez o inesperado acontecesse e “Gravidade” acabasse recebendo o prêmio de melhor filme. Agora olhando em retrospecto, alguma das vitórias da noite foi realmente uma surpresa? Eu arrisco dizer que esse talvez tenha sido o Oscar mais previsível de todos os tempos, o que de modo algum invalida a maioria das escolhas que foram feitas pela Academia esse ano, mas só imagino como muitos bolões estão hoje decidindo quem saiu vitorioso com tantas pessoas provavelmente apostando nos mesmos premiados.

Os discursos

Se a previsibilidade imperou nos vencedores de ontem à noite, o mesmo não pode ser dito dos discursos dos vencedores no palco. Robert Lopez, que conseguiu a sempre notável façanha de ganhar o Oscar fechando o EGOT (Emmy, Grammy, Tony e Oscar), cantou os agradecimentos no palco junto de sua esposa, Matthew McConaughey começou com o já clássico “alright, alright, alright” para depois se perder em divagações filosóficas, Cate Blanchett agradeceu Woody Allen (recebendo palmas tímidas), e relembrou a importância de papéis femininos fortes no cinema, e Lupita Nyong’o… Bom, vamos dizer que se o racismo da indústria conseguir enterrar essa jovem atriz depois desse discurso que basicamente narra o nascimento de uma estrela, toda a nossa fé está perdida para sempre.

Anúncios

2 comentários

  1. the one and only: Adele Dazeem – (by John Travolta na língua dos cientólogos). E achei a Idina muito nervosa e desconcentrada mesmo.

    O resto foi ótimo, amigos que sempre despedem de mim no meio da premiação foram até o final dando risadas e dizendo que estava ótimo a irreverencia da Ellen.

    Mas, a piada da pizza pra mim foi ficando cansativa.
    O Susto que ela deu no Leo DiCaprio e na Sandra e ela vestida de Glinda foi muito bom. E a selfie que quebrou o twitter.

    1. Verdade, o susto na Sandra e no DiCaprio foi o momento que eu mais ri da noite toda, e engraçado que ainda não vi nenhum gif desse momento por aí

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s